top of page
           A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) é fruto de uma visão de homens e mulheres pioneiros e do movimento de avivamento espiritual, que surgiu no meio Presbiteriano, nas décadas de 60 e 70, e que passou pelas etapas do movimento espiritual, multiplicação e consolidação.

Na etapa do avivamento, por exemplo, tudo era novidade e a direção da Igreja vivia uma nova fase, pois havia deixado igrejas estruturadas, para dar início uma nova denominação. Na etapa seguinte, o maior alvo foi a multiplicação (crescimento), com o estabelecimento de centenas de igrejas e congregações e o fortalecimento do movimento.

          O que se viveu nesses últimos anos foi a necessidade de consolidação. Ou seja, por causa do crescimento surgiu a necessidade de se estabelecer estruturas e controles. No entanto, há de se considerar que se não houver sonhos e planos para o futuro e para que os alvos sejam pré-estabelecidos e alcançados, o risco é a estagnação. 

             Ã‰ assim que a Diretoria Executiva da IPRB vê este Planejamento Estratégico, isto é, um excelente momento para planejar novas estratégias sem perder os objetivos como Agência do Reino de Deus na terra. Após 38 anos de existência, um ciclo se fecha e a necessidade de revigorar a visão para alcançar a nova geração é crucial.

Foi por esta e outras razões que a Diretoria Executiva apresentou à Diretoria Administrativa, em dezembro de 2011, a proposta de um arrojado Planejamento Estratégico de Crescimento Sustentável, que foi aprovada por unanimidade. Foram diversas as etapas para que este material, que você tem em mãos, tomasse esta forma.

                Trabalhamos cerca de um ano e meio, para gerar e fazer nascer este Projeto. As etapas de trabalho envolveram muita oração, reflexões, consultas, pesquisas e bom senso nas decisões. Como ponto de partida em sua elaboração, foi realizada uma pesquisa-enquete com os pastores e pastores auxiliares da denominação, durante o mês de julho.

Além do mais, realizamos quatro reuniões com a Diretoria Executiva, visando à elaboração do Planejamento, além de outras com a equipe do Escritório Central da Igreja, todas com a assessoria do Pr. Josué Campanhã, da SEPAL. Nessas reuniões, analisamos e discutimos os resultados da pesquisa-enquete e as sugestões em geral.    

               Na última reunião da Diretoria Executiva, em setembro deste ano, demos a formatação final deste Planejamento, que será, oficialmente, lançado na Assembleia Geral, em dezembro deste ano, em Poços de Caldas, MG. Estamos certos de Deus tem um propósito de crescimento integral para a IPRB.     

           Ao tomar conhecimento das propostas contidas neste livreto, o leitor poderá não compreender alguns pontos. No entanto, queremos dizer que, por ocasião do lançamento e dos encontros regionais em 2013 (veja o cronograma) com os pastores e líderes em geral das Igrejas Renovadas, tudo ficará mais fácil de ser assimilado e colocado em prática. 

Diante de tudo isso, agradecemos aos pastores-colegas da Diretoria Executiva, que nesses últimos anos trabalharam com disposição e unidade, o que constitui num fator preponderante na elaboração e execução de qualquer empreendimento. Particularmente, sou grato a Deus pelo companheirismo e prontidão de cada membro-diretor da IPRB.

               Nominá-los neste momento é um ato simbólico, para que a nossa gratidão fique registrada: Pastores Marcos Andrade, Vice-Presidente, Roberto Braz, Secretário Executivo, Geraldo Rosa, 1º Secretário, José Maurício, 2º Secretário, Sebastião Guerra, atual tesoureiro, e o saudoso Pr. José Pedrosa, 1º Tesoureiro, que já está com o Senhor.

                   Nesta oportunidade, agradecemos, também, a todos os diretores das Instituições da IPRB (Editoria Aleluia, MISPA, Associações e Seminários), Diretorias Presbiteriais, Pastores, Pastores Auxiliares, missionários, líderes locais e membros em geral, pela compreensão e apoio dados à Diretoria Executiva nesses anos, e ao Pr. Josué campanha por sua eficácia assessoria.

Nosso êxito é, para glória de Deus, resultado das muitas orações e intercessões, do espírito de solidariedade, companheirismo, confiança e consideração de cada um que é obreiro, líder e membro da IPRB. O nosso trabalho é o esforço de toda a Renovada. Que Deus recompense e abençoe a todos!  .

Pr. Advanir Alves Ferreira

Diretoria Executiva

Texto extraido do Projeto de Crescimento Estratégico da Nacional

bottom of page