top of page

Igreja Presbiteriana Renovada de Medina-MG

Pastor Local: Pr. Edilson Ornelas

Endereço: iprmedina@gmail.com 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Historia da IPR- Medina

                Como tudo começou Foi em Tuparecê que o evangelho chegou primeiro. Por volta do ano de 1953 chegou ao distrito o reverendo Henrique, missionário norte-americano, enviado pela Igreja Presbiteriana do Brasil de Salinas. Ficou algum tempo dando assistência evangelística e, através dele, muitas almas se converteram. Dentre elas os nossos irmãos José Antônio Costa (que transformou o seu “boteco” no primeiro ponto de pregação do lugar, Olga Soares e Oseias Olegário. Nesse tempo houve muitas perseguições por parte da Igreja Católica, insatisfeita com a pregação do evangelho. Jogaram uma bomba debaixo do carro do Reverendo, mas Deus não permitiu que explodisse, jogaram pedras no telhado da igreja enquanto celebravam o culto, queimaram Bíblias em praça pública, e praticaram outros absurdos. Mas, apesar de todos esses obstáculos a igreja rompeu em fé e hoje tem a honra de contar com tantos irmãos corajosos eu continuam fazendo história... Em 1966, já havia em Medina, MG, uma congregação da Igreja Independente.

                Funcionava na casa da esquina do irmão Mazinho. Foi o Pr. Altair Linhares quem fundou o trabalho, inicialmente com algumas crianças com o objetivo de, mais tarde, ganhar seus pais para Jesus. Os primeiros a chegar para a igreja foram os irmãos Joaquim e família (que se converteram em Tuparecê), Constantino e família, Ugulino e Anilta Jorge (que hospedaram o Pr. Altair). Mais tarde também vieram Clemente Sidrão e família, José Mendes e família, Adgard Costa (que ainda não tinha a companhia e sua esposa Ana Mendes (que só se converteu mais tarde), Lourdes Cardoso primeiramente e, depois, seu esposo João Cardoso, Jovelina (que se juntou ao seu esposo que já era cristão). Pr. Altair Linhares em 1975 Em meados de 1967, o prefeito da época, Moacir Soares, atendendo ao pedido do Pr. Altair e do irmão Ugulino, doou o terreno para a construção do templo, lugar onde se localiza até hoje: Rua Teófilo Otoni, 30, Centro. Então começaram a se juntar aos primeiros membros, a irmã Olga Soares, os irmãos Oseias Olegário, José de Souza e família, José Antônio Costa e família entre outros. Era um trabalho muito avivado. Por isso os irmãos, optando pela linha de renovação espiritual, por volta 1975, filiaram-se à Igreja Presbiteriana Renovada. A partir dessa data, a Igreja vem militando como IPR, divulgando o evangelho pelos municípios vizinhos. Hoje a IPR é um referencial na cidade de Medina, pois além de pregar o evangelho desenvolve trabalhos sociais através de departamentos criados para esses fins.

               A IPR de Medina tem membros espalhados por todo o país, irmãos que por algum motivo ou outro tiveram de se afastar daqui, mas que têm lugar especial na história local. Tudo isso e muito mais que a Igreja viveu e vive deve tão somente ao Deus Todo-poderoso que, através do seu Espírito Santo, tem motivado os membros a continuar fazendo história.

              Perfil da IPR de Medina em 2005 Desde sua organização, que se dera em 17/08/1975, já se passaram pelo seu rol seguramente mais de 1.000 membros. Em 2005 tem um total de 396 membros.

          Possui seis congregações: • Tuparecê • General Dutra • Comercinho • Pedra Azul • Córrego do Barro • Bairro Várzea Grande Conselho e Junta Diaconal O Conselho é liderados pelo Pr. João de Souza Matos e é composto por cinco presbíteros: Isaias Ramos, Áquila Martins, Oséias Souza, João Cardoso, Vanderlei Fernandes, e quatro obreiros: Ademar Neto, Siderlano, Eduardo e Isaías Ramos. A Junta Diaconal é composta de sete oficiais. Missões e departamentos Na área de evangelização a igreja tem três fortes armas: a JUMIL (Junta de Missões Locais e Rurais), a SOS Família (Associação de Assistência Evangelística e Social) e a Rádio Renovação FM-98,1. Os trabalhos são desenvolvidos por quatro departamentos internos: senhoras, varões, mocidade e ministério de louvor.

            A EBD tem um total de 267 alunos, divididos em 7 classes. Lideranças ao longo do tempo Pr. Altair Linhares (fundador) Presbítero Joaquim Costa Pr. Alvino Pr. João Galvão Evangelista José de Souza Irmão Oséias Olegário Pr. Vicente Pr. José Batista Pr. Sebastião Lemos Pr. Altair do Carmo Mateus Nunes Pr. Hiram Moreira da Silva Pr. João de Souza Matos Pr. Jailton Pereira de Souza Camargo A Igreja tem sido um celeiro de pastores.

                De Medina saíram para os campos muitos pastores e missionários: Pr. Joaquim Braz, Pr. Antero, Mis. Silvânia Martins, Pr. Eliabe Soares, Mis. Eunice Martins, Pr. Anderson Alves, Pr. Ailton Amaral (final de curso) e seminarista Diane Martins. 20 anos não são 20 dias... O Pr. João de Matos é o atual pastor e está à frente da IPR de Medina desde 1985. Em 2005, completa 20 anos de um longo e frutuoso ministério! Pastoreou por dois anos a 2ª IPR de Governador Valadares e, enquanto pastor da 1ª IPR de Teófilo Otoni, se dirigia a Medina, uma vez por mês para ministrar a Santa Ceia, ocasião em que a igreja era liderado pelo Conselho. Depois de ficar nove anos em Teófilo Otoni, veio para Medina no ano de 1985 com toda família. Conta-se uma história que quando o carro com a mudança chegou, um dos irmãos da igreja disse para que não jogassem fora as caixas de papelão, pois não estava com cara de que iria ficar por muito tempo. Errou! 20 longos anos se passaram, os 4 filhos (Cláudio, Jerusa, Quésia e Miriam), que chegaram aqui ainda pequeninos agora tomaram seus próprios rumos: as filhas moram na cidade de Extrema, MG, onde fazem faculdade e o único filho homem está em Medina, auxiliando no ministério da música.

              Maria Leda de Souza Matos, sua esposa, continua a ser seu braço direito, auxiliando-o em tudo o que pode nos trabalhos da igreja. Em 2005, o Pr. João de Matos completa 30 anos de Ministério, um tempo em que ele contabiliza de muitas alegrias, tristezas, problemas, perdas, saudades, mas acima de tudo das muitas vitórias! A Mispa nasceu em Medina Medina foi o berço da idealização da Mispa (Missão Priscila e Áquila) através do Pr. Altair Linhares e seus colaboradores. Hoje a Mispa é importante órgão missionário da IPRB, tem sua sede em Assis, SP, e atua nos lugares de mais difícil acesso como em Mato Grosso ou na Amazônia, através do Misflua, ou nos mais diversos países para onde enviou muitos missionários e pastores. Histórias que ganharam fama O fato seria realmente engraçado não fosse o risco que os participantes do culto correram quando um pai, embriagado e insatisfeito com a conversão da filha, entrou na igreja, repentinamente, empunhando um facão e levando um rádio, debaixo do braço, ligado exatamente no momento em que reproduzia a conhecida vinheta: “Radio Globo-bo-bo-bo”... Após desferir alguns golpes contra os bancos da igreja (até poucos dias um dos bancos ainda tinha esse registro), provocou um grande tumulto: irmãos gritando, correndo dentro da igreja e passando por cima uns dos outros, subindo por cima dos bancos... Uma das irmãs pulou a janela da casa pastoral, e ficou ali paralisada até ouvir a oração do Pai Nosso. Depois desse alvoroço, o homem saiu todo sem graça ao constatar que sua filha não estava no local. .

 

 Fonte: Boletim da IPR de Medina de agosto de 2005

Contato e Endereços das Congregações

Escolha  para quem vocês querem enviar sua mensagem ou saber o Endereço

 

bottom of page